Olá Olá!
Hoje venho falar-vos da minha experiência no CPM obrigatório para a celebração do matrimónio religioso na religião Cristã.
Hoje venho falar-vos da minha experiência no CPM obrigatório para a celebração do matrimónio religioso na religião Cristã.
Nos CPM, eles propoem-se a ajudar os noivos a:
- preparar o matrimónio
- Reflectir sobre o seu noivado
- Dialogar sobre as suas ideias e comportamentos
Ora, na nossa experiência começou por ser um pouco negativa assim que nos informaram sobre a duração do curso. São 3 dias, sexta-feira (21.00h ás 23.00h), sábado (09.00h ás 19.00h) e Domingo (09.00h ás 14.00h).
Logo ai ficamos tipo, "bolas, é um fim-de-semana completamente perdido para isto", mas lá fomos.
Na sexta-feira começaram por uma breve apresentação onde explicaram que existem a nível nacional muitas equipas de CPM e que cada uma delas teria métodos de aplicação do curso diferentes.
Quem nos "dá" o curso são casais normais, casados uns mais e outros menos recentemente, e o mesmo consiste na partilha de experiências nossas e deles.No nosso curso éramos ao todo 43 casais que foram divididos por equipas cada uma com um casal responsável pela discussão dos temas.
Ainda na Sexta-feira fizemos um jogo que consistia em 5 perguntas (data de namoro, sobremesa favorita, nº calçado, viagem de sonho e nº de filhos a ter), e onde as respostas eram escritas pelo noivo e noiva separados um do outro e depois respondidas ao mesmo tempo, para sabermos quão bem conhecíamos o outro!
No sábado foi-nos dado um livro, depois todo o dia e o Domingo foram passados a discutir um tema diferente que vinha nesse livro. Fazíamos uma discussão de grupo sobre o que pensávamos e quais as nossas experiências naquele tema, e depois íamos para o auditório geral, onde um dos casais fazia a sua apresentação desse tema com experiências próprias.

Apesar de um pouco maçador e de eu achar que, não trouxe de lá nada que me deixasse no pensamento um "e se...", creio que foi uma experiência, acredito que, para outros casais, possa ter despertado o discutir de alguns temas que se calhar ainda não tinham sido debatidos ou pensados antes do começo da vida a dois.
Quem já fez o CPM o que achou?
Sem comentários:
Enviar um comentário