terça-feira, 13 de março de 2018

CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio!

Olá Olá!

Hoje venho falar-vos da minha experiência no CPM obrigatório para a celebração do matrimónio religioso na religião Cristã.



Resultado de imagem para cpm


Nos CPM, eles propoem-se a ajudar os noivos a:
  • preparar o matrimónio
  • Reflectir sobre o seu noivado
  • Dialogar sobre as suas ideias e comportamentos




Ora, na nossa experiência começou por ser um pouco negativa assim que nos informaram sobre a duração do curso. São 3 dias, sexta-feira (21.00h ás 23.00h), sábado (09.00h ás 19.00h) e Domingo (09.00h ás 14.00h).

Logo ai ficamos tipo, "bolas, é um fim-de-semana completamente perdido para isto", mas lá fomos.

Na sexta-feira começaram por uma breve apresentação onde explicaram que existem a nível nacional muitas equipas de CPM e que cada uma delas teria métodos de aplicação do curso diferentes.
Quem nos "dá" o curso são casais normais, casados uns mais e outros menos recentemente, e o mesmo consiste na partilha de experiências nossas e deles.

No nosso curso éramos ao todo 43 casais que foram divididos por equipas cada uma com um casal responsável pela discussão dos temas.


Ainda na Sexta-feira fizemos um jogo que consistia em 5 perguntas (data de namoro, sobremesa favorita, nº calçado, viagem de sonho e nº de filhos a ter), e onde as respostas eram escritas pelo noivo e noiva separados um do outro e depois respondidas ao mesmo tempo, para sabermos quão bem conhecíamos o outro!



No sábado foi-nos dado um livro, depois todo o dia e o Domingo foram passados a discutir um tema diferente que vinha nesse livro. Fazíamos uma discussão de grupo sobre o que pensávamos e quais as nossas experiências naquele tema, e depois íamos para o auditório geral, onde um dos casais fazia a sua apresentação desse tema com experiências próprias.


Resultado de imagem para cpm


Apesar de um pouco maçador e de eu achar que, não trouxe de lá nada que me deixasse no pensamento um "e se...", creio que foi uma experiência, acredito que, para outros casais, possa ter despertado o discutir de alguns temas que se calhar ainda não tinham sido debatidos ou pensados antes do começo da vida a dois.


Quem já fez o CPM o que achou?

Sem comentários:

Enviar um comentário